Maputo, 30 Agosto (FUNAE) – O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, empossou hoje os novos Administradores Executivos do Fundo de Energia, FP (FUNAE), instituição vocacionada à promoção do acesso à energia através de fontes limpas e renováveis.
Trata-se de Edson Uamusse, que até a data exercia as funções director da Divisão de Estudos, Planificação e Mobilização de Recursos, passando, doravante a ocupar o Pelouro de Suporte. Joaquim Macanguisse, antes Delegado do FUNAE em Sofala, agora passa a responder pelo Pelouro de Projectos.
Discursando após o acto de investidura, Carlos Zacarias desafiou os novos administradores a envidarem esforços no sentido de incrementar o dinamismo da instituição, com vista a garantir o cumprimento dos seus objectivos.
“Apelamos para que utilizem o vosso conhecimento e experiencia para garantir que o FUNAE atinja as metas de inclusão de energias novas e renováveis na electrificação do país, conforme delineado no Programa Quinquenal do Governo, bem como na meta de universalização do acesso à energia até 2030”, disse Carlos Zacarias.
A meta preconizada para a electrificação, segundo o ministro, deve constituir palavra de ordem das acções dos novos administradores.
O ministro orientou igualmente aos recém-empossados no sentido de trabalharem com rigor, transparência e integridade e a cumprirem estritamente os procedimentos, visando criar um bom ambiente de trabalho na instituição.